PROJETO: BRINCADEIRAS DE RUA
Justificativa
O
presente projeto busca resgatar diversas brincadeiras de rua de conhecimento
popular e dessa forma despertar o interesse dos alunos para a prática de
atividades físicas bem como para o convívio social. Contribuindo então, para o
enriquecimento da prática na relação com tais brincadeiras e levando não
somente o repertório, mas o brincar no ambiente educacional, cultural e seu
papel no desenvolvimento cognitivo, afetivo e social.
Objetivos
ü Promover a socialização
e a interação entre os alunos;
ü Familiarizar os
alunos com atividades lúdicas da cultura popular;
ü Incentivar a
vivência de valores, como: cooperação; respeito a si, aos outros e às regras;
justiça e auto-estima;
ü Aumentar o
repertório de brincadeiras infantis.
ü Proporcionar
divertimento aos alunos com baixo custo.
Desenvolvimento
ü Brincadeiras:
queimada, elefante colorido, bets, quatro-cantos, amarelinha, pique-capoeira,
pique-esconde, pique-jacaré, pega-pega do vampiro, cobra-cega, corrida do saco,
entre outras;
ü Parlendas com
corda;
ü Confecção de
brinquedos: pipa, bola de meia, vaivém, boliche, bilboquê, peteca;
ü Músicas populares
e cantigas de roda;
ü Roda de conversa.
AVALIAÇÃO
A avaliação deve ocorrer ao longo de toda a sequência
didática, de acordo com a participação e a interação dos alunos durante as
atividades propostas.
CULMINÂNCIA
Levar os alunos à praça da cidade e
praticar ali uma gincana com as diversas brincadeiras de rua desenvolvidas
durante a semana.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
Espaço Pedagógico_liza.blogstop.com.br (Professora
Elizageth)
Revistaescola.abril.com.br (Ana Paula Yasbek)
Arteblog / Cantinho Lúdico (Professora Francisca)
ALUNAS: Franciane da Cunha Rodrigues
Juliana Jane Almeida
Nenhum comentário:
Postar um comentário